quarta-feira, dezembro 20, 2006

birra time in the house

Durante o desenvolvimento da crianca as birras são um comportamento perfeitamente natural. A criança tem poucos métodos de negociação com os outros, particularmente com os pais, de testar os limites, de comunicar cansaço, frustração ou outros tipos de emoções. Neste contexto, as birras são um dos métodos mais eficazes ao dispor da criança.

Tal como em qualquer tipo de comportamento, é necessário separar claramente comportamentos ditos “normais” de casos extremos. Casos extremos são aqueles em que o comportamento da criança é tão difícil que impossibilita a harmonia e prejudica a paz familiar, ou em que a criança apresenta um comportamento tão extremo que como resultado vomita ou adoece. Em todos estas situações o que mais ajuda a criança é o compromisso de ambos os pais em tentar resolver o problema, o que deve ser feito com a ajuda de um Psicólogo.

De um modo geral as birras tornam-se uma “dança” dinâmica que se trava entre a criança e o adulto, e pouco ou nada contribui para a resolução do problema sentimentos de culpabilização da criança ou da mãe / pai. Neste fórum vamos debater a necessidade de tentar analisar o que se passa nestas crises de birra e partilhar algumas ideias de como enfrentá-las e resolvê-las.

Sem comentários: