terça-feira, outubro 10, 2006

o potencial

Potencial Criativo é a capacidade que o ser humano tem para produzir, transformar, agir sobre o ambiente a adequá-lo às suas necessidades. É a capacidade de criar.

O facto de ter um potencial criativo não significa que todo o ser humano será criativo ao ponto de gerar transformações importantes no meio. O potencial transforma-se em acção efectiva quando factores diversos contribuem para gerar essa acção.

É importante ressaltar que a criatividade pode ser canalizada para acções positivas ou negativas, autruistas ou egoístas. Tudo depende da motivação. Um guerilheiro é tão criativo quanto um soldado. Um terrorista é tão criativo quanto um padre. Um empresário é tão criativo quanto o executivo de uma ONG filantrópica.

Paralelamente ao incentivo do pensamento criativo, é importante actuar na formação moral, na edificação das escalas de valores, na reconstrução da civilidade mundial. É importante ser criativo, mas será um alívio se essa capacidade inerente ao ser humano for usada para a promoção da paz e da cooperação mundial.

Sem comentários: